quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TRATAMENTO PARA QUEM USA CORTICOSTEROIDES SINTÉTICOS 

Os glicocorticoides tornam-se agentes importantes no tratamento de numerosos distúrbios inflamatório, como alergias , hematológicos e outros distúrbios . Essa aplicação terapêutica estimulou o desenvolvimento de muitas esteroides com atividade anti-inflamatória e imunossupressora .

Complicações :

Efeitos colaterais graves incluem o desenvolvimento de úlceras pépticas e  suas consequências . Os achados clínicos associados a outros distúrbios, sobretudo infecções bacterianas  e micóticas podem ser mascarado pelos corticosteroides , de modo que os pacientes devem se cuidadosamente observado , a fim de evitar contratempos sérios quando se administra grandes doses . A frequências de miopatia grave é maior em pacientes tratados com glucocorticoides de ação prolongada . A administração desses compostos tem sido associada a náusea tonteira e perda de peso em alguns pacientes . O tratamento consiste em substituir o fármaco , reduzir a dose e aumentar a ingestão de potássio e de proteína.
Podem ocorrer hipomania ou psicose aguda , particularmente em pacientes que recebem doses muito grandes de corticosteroides . A terapia a longo prazo com esteroides de ação intermediaria e longa está associado á depressão e ao desenvolvimento de cataratas subcapsulares posteriores . Nesses pacientes , indica -se um acompanhamento psiquiátrico, bem como exames periódicos com lampada de fenda .É comum haver elevação da pressão intra-ocular , podendo haver desenvolvimento de glaucoma . Além disso , ocorre hipertensão intracraniana benigna . Quando se administram doses de 45 mg/ m²/ dia ou mais de hidrocortisona ou seu equivalente ou seu equivalente , ocorre atraso do crescimento em crianças . Os glicocorticoides de ação media , intermediaria e prolongada têm maior potencial de supressão do crescimento do que esteroide natural em dose equivalentes  .Quando administrados em doses superiores as quantidades fisiológicas , os esteroides    como a cortisona e a hidrocortisona , que possuem efeitos mineralocorticoides além dos efeitos glicocorticoides ,provocam certo grau de retenção de sódio e liquido e perde de potássio . Em paciente com função cardiovascular e renal normais esses efeitos resultam em alcalose hipoclorêmica hipocalêmica e , por fim , em elevação da pressão arterial .Em pacientes com hipoproteinemia , doenças renal ou hepatopatia , pode ocorrer também edema . Em pacientes com cardiopatia , mesmo a ocorrência de pequenos graus de retenção de sódio pode resultar em insuficiência cardíaca . Esses efeitos podem ser minimizados com o uso de esteroides  sintéticos que não induzem retenção de sal , com restrição de sódio e uso criterioso de suplementos de potássio.  FARMACOLOGIA Básica s Clínica ,nona edição .



TRATAMENTO EM MEDICINA ALTERNATIVA 

Alimentos que diminui efeitos colaterais :

_cereal de quinua real , pode ingerir em vitaminas e iogurtes 
_cereal germe de trigo ,pode ingerir em vitaminas e iogurtes
_cereal de levedo de cerveja , pode ser em comprimidos 
_castanhas trituradas ,pode ingerir em vitaminas e iogurtes
_batidas de vitaminas de fruta com casca  e leite como bananas 
_alimentar de brócolis , couve de todas as folhas verde se poder do almoço 




Nenhum comentário:

Postar um comentário